top of page

HISTÓRIA DO SUPER NINTENDO SNES e a GUERRA DE CONSOLES COM O MEGA DRIVE Real História do Famicon

Foto do escritor: Mark D'PaulaMark D'Paula

A história do Super Nintendo e Super Famicom. Veja a real história do Super Nintendo desde sua origem e a disputa de mercado com a Sega e seu console Sega genesis. Conheça nessa postagem e vídeo (abaixo) a história daquele que é considerado por muitos o melhor console de video game de todos os tempos, o Super Nintendo. Jogos como Mario, Zelda, F-Zero, Metroid, Street Fighter reinaram com o SNES e com isso sua fama se estende até hoje.




Esse era o console que que revelaria clássicos e ícones imortais, e também nascia o começo da guerra de consoles mais acirrada da história. Com deboches, criticas e comerciais de atacando.Mas uma coisa é certa, ambas as empresas buscavam fazer o melhor jogo possível, não só para vender, mas para entreter e realmente oferecer algo de essencia, diferente dos dias atuais.


A princípio, a Nintendo entendia que a CPU deveria ser 16-bit, mas retrocompatível com o Famicom. Continuar jogando cartuchos que já tinham poderia estimular donos de Famicom a investir na nova plataforma. Algo que não foi levado pra frente até o fim da criação do danado devido ao elevado custo que iria encarecer o game.


Lançado no Japão

em 21/09/1990, o Super Famicom teve preço inicial de 25 mil ienes (cerca de 210 dólares).Os fãs,. Mantendo-se fiéis à marca, praticamente não deram atenção ao concorrente Mega Drive, presente há tempos. Até o PC Engine teve mais atenção dos japoneses que o console da Sega. O sucessor do Famicom era aguardado com ansiedade e as 300 mil unidades iniciais esgotaram-se com rapidez.


Apesar de ter só dois jogos no lançamento (Super Mario World e F-Zero), Esses jogos foram o bastante para manter o público entretido nos primeiros dias, dando boas amostras do potencial da máquina. Os gráficos era bem superiores ao Famicom, com efeitos conhecidos como Mode 7 — rotação e escala de camadas de fundo para geração de falso 3D que dava uma profundidade épica e uma beleza unica para os games.





A Guerra de Consoles Acirrada


Contra o Mega Drive, o Super Nintendo venceu, pelo menos em números, uma das mais acirradas guerras de consoles na América. A rivalidade envolveu outras empresas, imprensa e jogadores.

A Sega vendia seu aparelho como veloz, moderno e cool, para atrair adultos e jovens, ao mesmo tempo em que ridicularizava o concorrente como "console para crianças".


No lançamento do SNES, a Nintendo reafirmava suas vantagens, como o Mode 7.

A tática se mostrou muito bem sucedida nos Estados Unidos e mesmo durante o auge de ambos os consoles, o Genesis Megão chegou a dominar 60% do mercado. Mais tarde, jogos como Street Fighter II e Zelda começaram a mudar a história de batalha nervosa de Starts e Game Overs.

Mas para deixar claro a qualidade dos consoles e jogos da época, diferente de hoje, Não houve, em momento algum da disputa, dominação absoluta de uma empresa sobre outra. Até meados de 1993, a treta dos dois pela liderança era quase igual com ligeira vantagem do Genesis. Só quando a Sega do Japão descontinuou o sistema Mega Drive brabo, Genesis em favor do novo Console Saturn, aí sim a Nintendo se destacou, mas porque praticamente estava sozinha no campo dos 16-bit sem conconrrencia. Que tempos glórioso de games, oh saudade.



VÍDEO DA HISTÓRIA DO COMPLETA DE CONSOLE



Posts recentes

Ver tudo

Inventos

Comments


Faça parte da lista de emails

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Pinterest Preto
  • Ícone do Twitter Preto
  • YouTube

© 2021 por A História e origem de Tudo - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

bottom of page