A história do Super Nintendo e Super Famicom. Veja a real história do Super Nintendo desde sua origem e a disputa de mercado com a Sega e seu console Sega genesis. Conheça nessa postagem e vídeo (abaixo) a história daquele que é considerado por muitos o melhor console de video game de todos os tempos, o Super Nintendo. Jogos como Mario, Zelda, F-Zero, Metroid, Street Fighter reinaram com o SNES e com isso sua fama se estende até hoje.
Esse era o console que que revelaria clássicos e ícones imortais, e também nascia o começo da guerra de consoles mais acirrada da história. Com deboches, criticas e comerciais de atacando.Mas uma coisa é certa, ambas as empresas buscavam fazer o melhor jogo possível, não só para vender, mas para entreter e realmente oferecer algo de essencia, diferente dos dias atuais.
A princípio, a Nintendo entendia que a CPU deveria ser 16-bit, mas retrocompatível com o Famicom. Continuar jogando cartuchos que já tinham poderia estimular donos de Famicom a investir na nova plataforma. Algo que não foi levado pra frente até o fim da criação do danado devido ao elevado custo que iria encarecer o game.
Lançado no Japão
em 21/09/1990, o Super Famicom teve preço inicial de 25 mil ienes (cerca de 210 dólares).Os fãs,. Mantendo-se fiéis à marca, praticamente não deram atenção ao concorrente Mega Drive, presente há tempos. Até o PC Engine teve mais atenção dos japoneses que o console da Sega. O sucessor do Famicom era aguardado com ansiedade e as 300 mil unidades iniciais esgotaram-se com rapidez.
Apesar de ter só dois jogos no lançamento (Super Mario World e F-Zero), Esses jogos foram o bastante para manter o público entretido nos primeiros dias, dando boas amostras do potencial da máquina. Os gráficos era bem superiores ao Famicom, com efeitos conhecidos como Mode 7 — rotação e escala de camadas de fundo para geração de falso 3D que dava uma profundidade épica e uma beleza unica para os games.
A Guerra de Consoles Acirrada
Contra o Mega Drive, o Super Nintendo venceu, pelo menos em números, uma das mais acirradas guerras de consoles na América. A rivalidade envolveu outras empresas, imprensa e jogadores.
A Sega vendia seu aparelho como veloz, moderno e cool, para atrair adultos e jovens, ao mesmo tempo em que ridicularizava o concorrente como "console para crianças".
No lançamento do SNES, a Nintendo reafirmava suas vantagens, como o Mode 7.
A tática se mostrou muito bem sucedida nos Estados Unidos e mesmo durante o auge de ambos os consoles, o Genesis Megão chegou a dominar 60% do mercado. Mais tarde, jogos como Street Fighter II e Zelda começaram a mudar a história de batalha nervosa de Starts e Game Overs.
Mas para deixar claro a qualidade dos consoles e jogos da época, diferente de hoje, Não houve, em momento algum da disputa, dominação absoluta de uma empresa sobre outra. Até meados de 1993, a treta dos dois pela liderança era quase igual com ligeira vantagem do Genesis. Só quando a Sega do Japão descontinuou o sistema Mega Drive brabo, Genesis em favor do novo Console Saturn, aí sim a Nintendo se destacou, mas porque praticamente estava sozinha no campo dos 16-bit sem conconrrencia. Que tempos glórioso de games, oh saudade.
Comments